A escola em causa é frequentada por cerca de 1.500 estudantes e por uma equipa de 100 docentes, administrativos e auxiliares, sendo que, segundo declarou à Lusa o diretor do respetivo agrupamento, Ilídio Sá, "ninguém se magoou".

Os estragos foram causados "por uma rajada muito forte, porque se sentiu o edifício estremecer e em cinco segundos tinha tombado parte do telhado".

Segundo Ilídio Sá, as aulas já não serão retomadas hoje, mas no local estão agora bombeiros e outros elementos da Proteção Civil a avaliar a estabilidade geral do edifício, a remover as placas de alumínio que caíram da cobertura e a verificar o material necessário para as obras de segunda-feira, que "terão que ser reajustadas para responder ao que aconteceu".

Sendo a Escola Secundária Manuel Gomes de Almeida um edifício construído pela entidade pública empresarial Parque Escolar, a execução dos trabalhos será assegurada por essa estrutura, que já antes teve que lidar com danos na cobertura do mesmo imóvel.

"É a segunda vez que passa por cá um fenómeno climatérico deste tipo", lamenta Ilídio Sá.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão vai afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar entre as 12:00 e as 21:00 de hoje sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado de vento para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e de neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.