O requerimento para ouvir Eduardo Cabrita foi apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, mas aprovado por unanimidade pelos restantes partidos.

Os deputados querem questionar o ministro sobre a possibilidade de paragem do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) por falta de pagamento de 11 milhões de euros pelo Estado, sobre as irregularidades identificadas no relatório de auditoria do Tribunal de Contas sobre o Programa Nacional do Fundo para o Asilo, Migração e Integração e também sobre o último relatório do Observatório Técnico Independente relativo ao incêndio ocorrido em Monchique.

A 10 de abril a comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias tinha aprovado a audição de Eduardo Cabrita, com caráter de urgência, para que fossem prestados esclarecimentos relativamente à rede SIRESP.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro disse, no plenário da Assembleia da República, que o objeto da negociação entre o executivo e a PT/Altice que está em curso passa pela aquisição da posição acionista por parte do Estado no SIRESP.