Este apoio, de 10.000 ou 25.000 euros, vai chegar a jornais locais e regionais de 20 países, segundo foi anunciado em comunicado pelo Centro Europeu de Jornalismo (CEJ), que promoveu a iniciativa em parceria com o Facebook Journalism Project (FJP).
O objetivo é dar resposta às dificuldades financeiras mais imediatas das publicações, causadas pela pandemia de covid-19. O dinheiro servirá para ajudar no pagamento de salários, a ‘freelancers’, impressão, rendas e outros gastos essenciais, para que as publicações tenham condições para manter a sua missão de informar a população e combater a desinformação.
O lançamento deste fundo pelo FJP para apoiar media europeus durante a crise foi conhecido no início de abril, tendo a informação então disponibilizada referido que seria o CEJ a dirigi-lo e a orientar o processo de seleção das publicações contempladas.
As duas publicações portuguesas vão receber 25.000 euros cada uma.
O Centro Europeu de Jornalismo indica ainda que nas próximas semanas serão conhecidos os jornalistas ‘freelancer’ e as organizações noticiosas que também vão receber apoio do fundo.
Comentários