Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, Pedro Costa, explicou que aqueles meios aéreos serão garantidos pela Guardia Civil e pela Agência de Emergência Galega 112 (Axega).

Na terça-feira, o jovem de 26 anos “escorregou e caiu” quando “passeava” junto ao rio internacional, na freguesia de Remoães, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

As buscas a realizar na quinta-feira, no troço internacional do rio Minho, vão contar com a participação de Pedro Costa, com três embarcações, duas espanholas e uma da PM de Caminha. Em terra, nas duas margens, as operações envolverão meios dos bombeiros voluntários de Melgaço e da Guardia Civil espanhola.

Segundo Pedro Costa, estas operações mobilizarão mais de 20 operacionais dos dois países.

Hoje, adiantou o capitão do porto de Caminha, as buscas terminaram cerca das 19:05, sem sucesso. Participaram dois meios aéreos, um da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outro da Guardia Civil, tendo sido feitas buscas desde Melgaço até ao concelho vizinho de Monção.

“A área de maior probabilidade, na freguesia de Remoães, foi investigada com bastante rigor e não foi encontrado nenhum indício. Na quinta-feira, voltaremos a essa área. Não estando aí, entraremos na fase de alargar a área de busca”, especificou.

Pedro Costa adiantou que a família do jovem, natural de Remoães, está a receber apoio de um psicólogo, disponibilizado pelo serviço municipal de proteção civil de Melgaço.

O acidente ativou, como é habitual naquela zona transfronteiriça, o projeto ARIEM+ – Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços.

Os objetivos do ARIEM+ incluem a criação de uma Rede de Comando Operacional Único para a gestão conjunta de recursos humanos e materiais em situações de risco que melhorem a gestão e coordenação de emergências no local.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.