Associação dos Profissionais da Guarda: A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) espera que o ministro da Administração Interna indigitado, Eduardo Cabrita, “venha com vontade de resolver os problemas” dos profissionais da guarda, esperando “peso político” no Governo e não “promessas vãs”.

“O que pedimos, de facto, é que o novo ministro venha com vontade, não com promessas vãs, que disso já estamos fartos, mas que queira resolver”, disse à Lusa César Nogueira, presidente da APG/GNR, sobre a nomeação de Eduardo Cabrita para substituir Constança Urbano de Sousa à frente do Ministério da Administração Interna.

Associação Sindical dos Profissionais de Polícia: A ASPP espera que o ministro da Administração Interna indigitado “venha com energia” para pegar no ‘dossiê’ das polícias e com vontade de executar um conjunto de diplomas que estão em negociação.

“Nós não conhecemos particularmente o senhor ministro na área da Segurança Interna, mas esperamos que ele venha com vontade de concretizar um conjunto de diplomas que estão em cima da mesa, que estavam a ser negociados e debatidos com a ex-ministra da Administração Interna”, afirmou.

Sindicato dos Profissionais de Polícia: O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP-PSP) considerou hoje que o novo ministro da Administração Interna devia ser alguém fora do atual governo, referindo que teme que sejam mantidas "as mesmas linhas orientadoras". "Defendemos que devia ser alguém de fora do atual governo. Tememos que mantenha as mesmas linhas orientadoras e que não resolva os problemas", disse à Lusa Mário Andrade, do SPP-PSP.

"Esperamos que reconheça as verdadeiras necessidades da PSP, algo que não foi reconhecido pela anterior ministra da Administração Interna", defendeu.

Liga dos Bombeiros Portugueses:  O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) afirmou hoje que o Ministério da Administração Interna (MAI) estava a precisar de alguém com “dimensão e experiência política”, considerando Eduardo Cabrita um homem de “grandes decisões”.

“Conheço o ministro Eduardo Cabrita há muitos anos, sei que é um homem de grandes decisões, um homem aberto, que aposta na descentralização, tem ligação às autarquias, um parceiro fundamental da proteção civil, e que tem grande proximidade ao primeiro-ministro”, disse à agência Lusa Jaime Marta Soares.

Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais: O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, considerou hoje uma “boa escolha” o nome de Eduardo Cabrita para ministro da Administração Interna. “Ficámos satisfeitos, os bombeiros e a proteção civil irão beneficiar”, disse Fernando Curto à Lusa a propósito do nome escolhido para suceder a Constança Urbano de Sousa, que se demitiu hoje, no Ministério da Administração Interna.“Só temos boas referências, não só como político mas também como técnico. Conhece as matérias que nos dizem respeito, a temática e a orgânica da proteção civil e dos bombeiros”, disse o presidente da ANBP à Lusa, adiantando que Eduardo Cabrita tem todas as condições para “fazer uma boa governação”.

SEF: O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF), Acácio Pereira, considera Eduardo Cabrita um ministro “com peso político”, de quem espera uma mudança na “indefinição” que é o Ministério da Administração Interna.  Em declarações à Agência Lusa o responsável sindical comentava assim a nomeação de Eduardo Cabrita para substituir Constança Urbano de Sousa no Ministério da Administração Interna.

“Espero que sejam criadas as condições para que se volte a um clima de estabilidade, importante numa estrutura policial como a do SEF”, disse Acácio Pereira.