Uma elefanta de Sumatra, em grave risco de extinção, nasceu na Indonésia, num novo sinal de esperança na luta pela conservação da espécie, disse uma autoridade ambiental.

A elefanta nasceu na segunda-feira no Parque Turístico Natural Buluh Cina, na ilha ocidental de Sumatra, disse Genman Suhefti Hasibuan, chefe do órgão de conservação local, à AFP.

Os elefantes de Sumatra estão em risco de extinção, restando apenas 2.400 a 2.800 no mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza.

A cria, ainda sem nome, nasceu de uma fêmea, de 24 anos, chamada Ngatini e de um macho, de 25 anos, chamado Robin, acrescentou Genman.

"A cria pesa 104 quilos", disse o chefe da conservação. "Ela é saudável, animada e procura o leite materno", acrescentou.

Dois outros elefantes desta espécie nasceram no final do ano passado no Parque Nacional Way Kambas, na ilha de Sumatra.

As autoridades indonésias elogiaram os nascimentos e afirmaram que os mesmos demonstram que os esforços de preservação são essenciais para evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas.

A população de elefantes é ameaçada pela caça furtiva desenfreada.

A Indonésia enfrenta uma batalha constante contra crimes ambientais e vários casos de envenenamento de elefantes foram relatados nos últimos anos. Além disso, o desmatamento reduziu o habitat natural destes animais.