Andrei Karlov chegou a ser transportado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos, adianta a Reuters. Escreve a BBC que várias outras pessoas ficaram feridas neste ataque, que acontece um dia depois dos protestos na Turquia contra a intervenção militar russa na Síria.

Karlov visitava, no momento do ataque, uma exposição denominada "A Rússia pelos olhos dos turcos" (em tradução livre). Escreve a Reuters que Karlov foi alvejado enquanto discursava na galeria de arte. Os tiros continuaram após o ataque.

Vídeos e fotografias que estão a circular nos media e nas redes sociais mostram um homem vestido de fato e gravata a disparar e a gritar. Segundo a BBC, o atirador diz "não se esqueçam de Alepo, não esqueçam a Síria", e usou a expressão "Allahu Akbar" (Deus é grande, em tradução livre).

O atirador terá entrado na galeria dizendo que era um dos elementos da segurança, escreve o The Guardian, que mostra uma imagem do atirador em pose atrás de Karlov enquanto este discursava. Momentos depois, Karlov é atingido por trás.

O ataque ainda não foi reivindicado. O atirador foi entretanto neutralizado e, segundo o presidente da câmara de Ancara, trata-se de um elemento da polícia de choque.

"Hoje, em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, faleceu", disse a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, à imprensa, acrescentando o país qualifica "o que aconteceu como um ato terrorista".  "Os assassinos serão punidos", garantiu.

A Rússia vai exigir a condenação deste ataque perante o Conselho de Segurança da ONU "ainda hoje", disse Zakharova. "O terrorismo não prevalecerá", acrescentou, prestando homenagem a Andrei Karlov, "diplomata russo excepcional" e "personalidade que fez muito para lutar contra o terrorismo".

Nascido em 1954, Andrei Karlov foi nomeado para o cargo em Ancara, em julho de 2013.

A Rússia e a Turquia estão envolvidas no conflito sírio. Enquanto a Turquia se opõe a Bashar al-Assad, a Rússia apoia o presidente sírio, tendo destacado pessoal militar e equipamento para a Síria.