Dagmar Turner, de 53 anos, tocou violino durante uma operação para remover um tumor do lobo frontal direito do cérebro - perto da área que controla o movimento da mão esquerda, conta a Reuters.

Para evitar danos relativos às suas habilidades com o violino, o professor Keyoumars Ashkan, consultor de neurocirurgia do King's College Hospital, apresentou um plano: os médicos mapeariam o seu cérebro, abririam o crânio e Dagmar tocaria o instrumento enquanto removiam o tumor .

"Foi a primeira vez que um paciente tocou um instrumento", disse Ashkan. "Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na mão esquerda".

Dagmar agradeceu a oportunidade aos cirurgiões. "O violino é a minha paixão; eu toco desde os 10 anos ”, contou. "O ideia de perder a capacidade de tocar partia-me o coração".

Contudo, Dagmar não foi a primeira. Em 2010, Roger Frisch, um violinista norte-americano, também foi submetido a uma cirurgia ao cérebro enquanto tocava violino.