A intenção da curta-metragem, que dura pouco mais de três minutos, tem um propósito claro: encorajar os cidadãos a participarem nas Eleições Europeias. A mensagem procura ir um pouco mais além, no entanto: pretende que se olhe para o futuro e para as gerações que viverão com as consequências do voto.

"Escolha o seu Futuro", assim se chama o filme de Frédéric Planchon, está disponível online nas redes sociais (chegará mais tarde à televisão, ao cinema e à rádio) dos países que compõem a União Europeia e é a peça central da campanha de sensibilização destas eleições.

80% dos europeus concordam que é mais o que os une do que aquilo que os separa;

55% dos cidadãos europeus sentem esperança ou confiança quando pensam na União Europeia (33% têm dúvidas);

68% dos europeus acreditam que a União Europeia trouxe benefícios para o seu país (10% acreditam que a UE é negativa);

35% dos cidadãos afirmam que é provável que vão votar nas eleições europeias e 31% dizem que é pouco provável votar;

74% dos jovens acreditam que a União Europeia traz benefícios, mas destes apenas 21% têm a certeza de que irão votar.

Narrado por uma criança, é feito um apelo à responsabilidade dos eleitores, da Europa e até para o do futuro planeta alertando para as alterações climáticas. "Cada um de nós pode deixar uma marca, mas, juntos, podemos fazer toda a diferença. Escolha a Europa em que quer que eu cresça".

De acordo com um comunicado enviado às redações, que cita os dados do último Eurobarómetro (fevereiro de 2019), cerca de 35% dos europeus fazia pretensões de exercer o seu direito ao voto, mas o outro terço (32%) não estava convencido. Mais: ainda que os eleitores mais jovens sejam aqueles que têm uma opinião mais positiva sobre a União Europeia (74%), apenas 21% estão determinados em ir às urnas, enquanto 34% estão indecisos.

As Eleições Europeias acontecem em todos os Estados-Membros entre 23 e 26 de maio e visam tratar do rumo e do futuro da direção da União Europeia.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.