Lidia Thorpe, estava a usar roupas tradicionais indígenas quando caminhou pelo corredor do parlamento australiano esta segunda-feira para gritar: "Devolvam-nos a nossa terra. Devolvam-nos o que vocês roubaram! Os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo".

"Vocês destruíram a nossa terra. Dêem-nos um tratado!", acrescentou.

Disse ainda: "Não és o nosso rei, Não és soberano... Cometeste genocídio contra o nosso povo", disse ainda.

A senadora foi impedida de se aproximar do rei e conduziram-na para fora do plenário enquanto o rei falava com o primeiro-ministro australiano, como é possível observar em vários vídeos gravados no momento e partilhados nas redes sociais.

A senadora Lidia Thorpe é a primeira mulher Aboriginal do estado de Victoria a tornar-se senadora. Quando foi empossada, recusou-se a fazer um juramento de fidelidade a Isabel II, sendo assumidamente contra a coroa. A senadora foi uma das cerca de 20 pessoas que protestaram enquanto o rei e a rainha depositavam uma coroa de flores num memorial de guerra também neste dia.

Lidia Thorpe
Lidia Thorpe Lidia Thorpe créditos: AFP

Esta abordagem da senadora aconteceu depois do rei falar aos representantes australianos, em Canberra depois de uma líder indígena, Tia Serena Williams, receber o monarca na capital da Austrália esta segunda-feira e pedir que se desculpasse pelos erros coloniais.

Durante o discurso no parlamento, o rei fez referência à cerimónia realizada por tia Serena Williams e disse que apreciou "profundamente" o gesto, que lhe deu e a oportunidade de "prestar as minhas homenagens aos donos tradicionais da terra em que nos encontramos".

Carlos III no parlamento da Austrália
Carlos III no parlamento da Austrália Carlos III no parlamento da Austrália créditos: AFP

"Nas minhas muitas visitas à Austrália, testemunhei a coragem e a esperança que guiaram a longa e às vezes difícil jornada da nação em direção à reconciliação", disse ainda Carlos III. No entanto, não chegou a fazer um o pedido de desculpas que os líderes indígenas esperavam ouvir.

Esta é a primeira visita de Carlos III à Austrália desde que se tornou chefe de Estado do país em setembro de 2022 e é a maior viagem que o rei fez desde que iniciou o tratamento contra o cancro em fevereiro.

A última visita oficial de um monarca à Austrália foi em 2011, quando Isabel II desembarcou em Camberra. Esta é a 17.ª visita à Austrália de Carlos III, porém a primeira como monarca da Austrália.

A visita de seis dias ao país da Commonwealth vai envolver encontros com líderes políticos e comunitários, além de celebrar o povo, a cultura e a herança do país.

Carlos III acompanhado pela rainha Camila chegaram à Austrália na passada sexta-feira.