A empresa gestora da rede ferroviária nacional informou hoje que avançou com "o procedimento para a contratação da obra de construção da caixa de elevador e a instalação do ascensor elétrico que constituirá um novo acesso, a sul, da estação de Benfica".

A empreitada, estimada em 120 mil euros e com um prazo de execução de 150 dias, "irá solucionar as atuais restrições de acesso a pessoas de mobilidade condicionada entre a passagem inferior da estação e a zona do Calhariz", através da Rua José Augusto Seabra, explicou uma nota da Infraestruturas de Portugal (IP).

O acesso existente faz-se "atualmente apenas através de escadas tradicionais" e, segundo a empresa, o novo equipamento "irá também beneficiar a toda a população residente na zona do Calhariz que diariamente utiliza a passagem inferior da estação como atravessamento urbano".

Uma fonte oficial da IP explicou à Lusa que, "se tudo correr bem, de acordo com as regras da contratação pública, a empreitada poderá ficar concluída em julho", se não ocorrerem imprevistos em termos do concurso.

A empreitada, que beneficiará o acesso da população da zona do Calhariz de Benfica, limitada pelas condições que decorrem da Linha de Sintra e da Avenida Eusébio da Silva Ferreira (Segunda Circular), insere-se no âmbito de um acordo de colaboração entre a IP, a CP - Comboios de Portugal e a Câmara de Lisboa.

A empresa salientou que no domingo se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo promover a integração, os direitos e o bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.

Nesta área, a IP integra, desde 2015, o Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais e assumiu contribuir, em colaboração com diversos parceiros, para a melhoria das condições de acessibilidade ao caminho-de-ferro, nos comboios e nas estações, por pessoas com mobilidade condicionada.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.