
Segundo a Reuters, a polícia recebeu uma chamada a alertar para o tiroteio de um cidadão ucraniano às 9h15, no exterior da Escola Americana de Madrid, um colégio de elite localizado em Pozuelo de Alarcon.
Andriy Portnov foi assessor do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, que foi deposto na Revolução "Euromaidan" de 2014.
Desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, aconteceram vários crimes entre a elite russa e ucraniana em Espanha, que tem uma população significativa de expatriados de ambos os países.
Em novembro e dezembro de 2022, seis cartas-bomba foram enviadas a pessoas de alto perfil em Espanha, incluindo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, a Embaixada da Ucrânia em Madrid, escritórios governamentais, uma empresa de satélites da União Europeia e a Embaixada dos Estados Unidos.
Um funcionário público espanhol, reformado de 76 anos, cujas buscas nas redes sociais sugeriram simpatia pela Rússia, foi preso pelos crimes.
Em abril de 2022, um empresário russo ligado à empresa de gás russa, Novatek, foi encontrado morto, devido a um aparente suicídio, juntamente com a sua esposa e filha, que sofreram ferimentos com uma faca.
Em fevereiro de 2024, um piloto russo que desertou para a Ucrânia de helicóptero foi encontrado morto com vários ferimentos de bala, na garagem do prédio onde vivia, perto de Alicante.
Comentários