Salmond foi presente a uma audiência no Edinburgh Sheriff Court ao início da tarde e acusado de 14 crimes.

O Ministério Público escocês disse que o ex-primeiro-ministro está acusado de vários crimes de natureza sexual, dos quais fazem parte nove de assédio sexual e dois de tentativa de violação.

"Sou inocente de qualquer crime", disse Salmond aos jornalistas à saída do tribunal em Edimburgo. "Nego absolutamente estas alegações e vou defender-me até à última instância", acrescentou.

O político, de 64 anos, foi libertado sob medidas de coação até ao início do julgamento, cuja data não foi divulgada.

A polícia já tinha confirmado esta manhã que um homem de 64 anos tinha sido preso e acusado, mas foi a comunicação social britânica que identificou Salmond.

Salmond esteve à frente do governo escocês durante sete anos, de 2007 a 2014, e é conhecido pelo apoio à independência da Escócia.

Salmond abandonou a liderança do Partido Nacionalista Escocês (SNP), na sequência da derrota do referendo para a independência do país.

No ano passado, as autoridades iniciaram uma investigação a duas alegações de suposto assédio sexual apresentadas por duas mulheres que eram empregadas de Salmond durante o período em que esteve nas funções de primeiro-ministro escocês, crimes que ele nega.

No início deste mês, um tribunal de Edimburgo decidiu que o Governo escocês agiu de forma imprópria na investigação interna às duas queixas porque o gabinete liderado pela sucessora, Nicola Sturgeon, violou as suas próprias diretrizes ao designar como responsável pela investigação interna uma pessoa que tinha um "envolvimento anterior" no caso.

Nesse sentido, o juiz Lord Pentland determinou que as decisões tomadas durante a investigação interna eram "ilegais no sentido de que eram processualmente injustas", obrigando o Governo a pagar as custas legais do processo.

Esta manhã, Sturgeon admitiu ser "um choque para muitas pessoas" a detenção de Salmond, recusando fazer mais comentários.

*Com agências

[Notícia atualizada às 16h37 - Acrescenta informação sobre natureza dos crimes de que Alex Salmond é acusado]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.