Dezoito pessoas ficaram feridas, das quais cinco com gravidade incluindo uma criança, durante uma explosão neste sábado em França, em Villepinte (Seine-Saint-Denis), um subúrbio localizado a norte de Paris. A explosão aconteceu durante um desfile com o qual se assinala o início da Primavera.

A explosão terá, ao que tudo indica, sido provocada na sequência de ter sido ateado fogo a uma  estrutura de madeira que é tradicionalmente queimada após o desfile conhecido como "Carnaval de Villepinte" que tem lugar no primeiro fim de semana de abril. A estátua emblemática da festa é conhecida como "Senhor Carnaval" e foi essa a estrutura que explodiu. O desfile começou pelas 15 horas locais e o acidente aconteceu pouco depois das 17 horas.

"A estrutura era feita em contraplacado e quando foi incendiada com gasolina gerou uma explosão", disse uma fonte policial. Faíscas e pedaços de madeira terão sido lançados, ferindo várias pessoas, disse a mesma fonte.

Um posto de assistência médica foi improvisado num ginásio nas proximidades de forma a receber os feridos e os encaminhar para hospitais de emergência nas imediações, informou a autarquia. A própria presidente da câmara local, segundo relatou uma fonte policial ao Le Figaro, terá sofrido um ferimento na explosão. A maior parte dos ferimentos são lesões no rosto e nas pernas relacionados com a projeção de materiais e também  zumbidos"

Estima-se que mil crianças estivessem presentes no desfile.