A companhia aeroespacial SpaceX estava a preparar o lançamento de um foguetão "Falcon-9" para fazer o abastecimento da Estação Espacial Internacional, mas o teste fracassou. Multiplas explosões foram ouvidas de seguida.
A primeira explosão deu-se por volta das 10h (hora local), 15h de Lisboa, nos testes de lançamento do foguetão da companhia SpaceX.
Apesar de a base ser propriedade da NASA, esta já negou qualquer envolvimento no acidente.
O foguetão Space X "Falcon-9" é um foguetão de dois andares construído pela SpaceX, uma empresa privada propriedade de Elon Musk. Esta empresa, que tem na NASA a sua maior cliente, realizou vários voos até à Estação espacial, tanto para entregar como para reaver carga para a NASA.
Num vídeo publicado na rede social Twitter é visível uma coluna de fumo negro.
A NASA diz que a explosão aconteceu no Complexo de Lançamento 40, na base da Força Aérea. A equipa de emergência do Kennedy Space Center já se encontra mobilizada e a companhia aeroespacial norte-americana está a monitorizar a qualidade do ar nas imediações da base.
"A SpaceX pode confirmar que, nas preparações para o teste estático de hoje, houve uma anomalia na plataforma que resultou na perda do seu veículo e da sua carga", disse à APF o porta-voz da SpaceX, Phil Larson.
Não existe informação de vítimas na sequência deste incidente, confirmou a SpaceX. No momento das explosões não havia ninguém na plataforma.
O centro de emergência de Brevard County, na rede social Twitter, já garantiu que não existe "nenhuma ameaça para as pessoas" na sequência desta explosão.
There is NO threat to general public from catastrophic abort during static test fire at SpaceX launch pad at CCAFS this morning.
— Brevard EOC (@BrevardEOC) 1 de setembro de 2016
O Centro Espacial John Kennedy é uma base de lançamento de veículos espaciais localizado na Ilha de Merritt nos arredores de Orlando.
Comentários