“De acordo com a avaliação preliminar que foi possível efetuar com base em testemunhos e observação com radar, o fenómeno ocorrido é compatível com ‘downburst’”, referiu, em comunicado, o IPMA.

Segundo o IPMA, aquele fenómeno tem “origem em níveis relativamente acima da superfície, em que se observa a organização de correntes de ar descendentes, frequentemente intensificadas por processos de arrefecimento evaporativo, e que, ao alcançar a superfície, se propagam horizontalmente”.

“Estes escoamentos podem ser bastantes fortes, como no presente caso, afetando frequentemente áreas muito limitadas”, acrescenta.

O episódio de vento forte registado na segunda-feira na aldeia de São Paio, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, provocou danos em nove habitações, disse o presidente da autarquia.

O episódio ocorreu na segunda-feira pouco depois das 18:00, apenas numa zona da aldeia de São Paio, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro, segundo a presidente da Junta de Freguesia.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.