A novidade do programa desta 11.ª edição é o projeto Art&Tur Factory, que levará um conjunto de realizadores internacionais a filmar em Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias de Xisto. Daí nascerá um conjunto de curtas-metragens, com duração até três minutos, que serão exibidas numa sessão especial em Leiria.
Segundo Francisco Dias, diretor-geral do Art&Tur, o festival pretende desta forma contribuir para a afirmação da região Centro como "uma referência ‘film friendly' a nível mundial", uma ambição que surge concertada com o Turismo Centro de Portugal e a recém-criada Centro de Portugal Film Comission.
"A Centro de Portugal Film Commission e o Turismo Centro de Portugal decidiram adotar um evento já consolidado, usando-o como instrumento eficaz para alavancar o imenso potencial de desenvolvimento da região Centro, através do turismo sustentável e do cinema internacional", explica Francisco Dias.
A par de Art&Tur Factory, o festival exibirá centenas de filmes de turismo de todo o mundo. As secções competitivas dividem-se por "Tourfilm", dedicada a campanhas publicitárias, filmes promocionais, vídeos de bloggers de viagens e filmes de animação, e "Doc", dedicado a curtas-metragens, documentos e programas de televisão.
Depois das primeiras edições se terem repartido por Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia, o festival realiza-se pela primeira vez em Leiria.
Comentários