“Fundador do PSD e militante n.º 1, Francisco Pinto Balsemão junta-se à lista de apoiantes da candidatura de Rui Rio por entender que o atual líder é a melhor solução para o partido e para o país”, refere a candidatura em comunicado.

O conselheiro de Estado já tinha apoiado Rui Rio nas últimas diretas, em 2017, na altura disputadas com Pedro Santana Lopes, e que o conduziram à presidência do PSD.

No atual mandato de Rui Rio, Pinto Balsemão liderou o Conselho de Opinião da comissão para a reforma do sistema político e eleitoral do PSD, órgão que ainda não concluiu os seus trabalhos.

Advogado e jornalista, Francisco Pinto Balsemão presidiu ao partido entre dezembro de 1980 e fevereiro de 1983. Foi ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional (1980) e primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83). Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

Além de Rui Rio, são candidatos às eleições diretas para escolher o líder do PSD marcadas para 11 de janeiro - com uma eventual segunda volta uma semana depois -, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O congresso do PSD realiza-se entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.