Em nota enviada às redações, o governo português “lamenta o incidente”, que envolveu um ataque com faca, ocorrido ontem num parque infantil de Annecy, nos Alpes franceses e agradeceu pelo ato heróico de um cidadão português que tentou impedir a fuga do atacante.

“No decurso do trágico acontecimento, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo”, diz o comunicado enviado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros (MNE).

“Pelo ato de coragem e bravura, uma palavra de profundo agradecimento”, diz o MNE, acrescentando que “através do Consulado-Geral de Portugal em Lyon, está a ser feito todo o acompanhamento da situação, junto das autoridades locais e do hospital, bem como prestado todo o apoio necessário a este cidadão”.

O ataque aconteceu na quinta-feira, na localidade de Haute-Savoie. Perto de um parque infantil, o atacante armado com uma faca feriu várias pessoas, incluíndo crianças. Duas das quatro crianças feridas no ataque com faca em Annecy ainda correm risco de vida, declarou o porta-voz do Governo francês.

As motivações do agressor ainda não foram esclarecidas e o ataque não tem um “motivo terrorista aparente”, de acordo com a procuradoria francesa.