Na pergunta dirigida ao Ministério da Saúde, o deputado Moisés Ferreira considera que o Governo "deve, rapidamente, apresentar propostas que valorizem os enfermeiros especialistas, que descongelem as carreiras, que reponham o valor das horas de qualidade, que garantam as 35 horas [semanais] a todos os enfermeiros, assim como a contratação de mais profissionais".
Segundo o BE, tais medidas devem ter "um plano e prazo de concretização, para que, de uma vez por todas, se faça justiça a estes profissionais", e "ser acompanhadas de um maior investimento e financiamento do Serviço Nacional de Saúde".
Os enfermeiros iniciaram hoje uma greve, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros, que decorrerá até sexta-feira, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.
Estes profissionais reclamam ainda a aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho a todos os enfermeiros.
A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação da greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.
Comentários