Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Segundo o movimento, os corpos foram localizados “a caminho de um dos túneis” utilizados durante o conflito. A entrega deverá ocorrer às 20h00 locais e será feita através do Comité Internacional da Cruz Vermelha, responsável por transferir os caixões para as autoridades israelitas.

Após a entrega, os serviços forenses israelitas procederão à identificação dos corpos, para confirmar se pertencem a alguns dos 11 reféns mortos que permanecem desaparecidos em Gaza.

Desde o início do cessar-fogo, o Hamas já devolveu 17 dos 28 corpos de reféns que, segundo o acordo, deveriam ter sido entregues. O grupo justificou os atrasos com as dificuldades em localizar cadáveres numa zona devastada por meses de combates e bombardeamentos.

O acordo de trégua, mediado por países regionais e apoiado pela ONU, previa ainda a libertação de 20 reféns vivos detidos pelo Hamas, bem como a devolução a Israel dos corpos dos restantes reféns mortos.

Em contrapartida, Israel comprometeu-se a restituir à Palestina 225 corpos de cidadãos palestinianos mortos em operações militares — muitos deles com sinais de violência e carbonização, segundo fontes palestinianas.

O anúncio surge num momento de tensão frágil, com o cessar-fogo a ser repetidamente posto à prova e ambas as partes a trocarem acusações sobre o cumprimento dos termos do acordo.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.