O IPMA colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Sertã e Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco), Góis, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos (Leiria).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Aviso Amarelo

Todos os distritos de Portugal Continental, à exceção de Faro, estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o ‘Aviso Amarelo', terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Apenas o distrito de Faro está sob ‘Aviso Verde’, o quarto da escala, que classifica as áreas para as quais não se prevê qualquer situação meteorológica de risco.

O IPMA prevê para hoje a continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, vento em geral fraco e uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas deverão chegar aos 41 graus em Santarém, que é o distrito mais quente do continente, aos 39º em Évora, aos 38º em Beja e Braga, aos 37º em Leria, Coimbra e Castelo Branco, aos 36º em Lisboa e Portalegre, aos 34º Viseu e Vila Real.

Bragança e Porto deverão chegar aos 33º, Faro e Viana do Castelo aos 32º e a Guarda não deverá ultrapassar os 31º.

Risco ‘Muito Elevado’

Todos os distritos de Portugal Continental apresentam hoje risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), indica também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPAM).

No caso do risco ‘Muito Elevado’, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.