Em comunicado, o hospital refere que a medida, em vigor desde 02 de dezembro, visa o alívio da “forte afluência” de utentes que se sente no seu SU neste período do ano e, consequentemente, reduzir os tempos de espera.
Desta forma, um utente que se dirija à Urgência do Hospital de Braga e que, na triagem de Manchester, receba uma pulseira azul (não urgente) ou verde (pouco urgente), “vai receber a proposta de agendamento de consulta num centro de saúde da sua área de residência, no próprio dia ou no dia seguinte, mediante as vagas disponibilizadas”.
Nestes casos, não será cobrada a taxa moderadora correspondente à ida ao hospital.
Esta medida resulta da parceria com os agrupamentos de centros de saúde Cávado I — Braga e Cávado II — Gerês Cabreira, que disponibilizam vagas diárias para estas consultas, bem como, alargaram o seu horário de funcionamento para apoiar a população no período de Inverno.
O diretor do SU do Hospital de Braga, Arnaldo Pires, apela aos utentes para que, antes de se dirigirem àquele serviço, liguem para a Linha SNS 24 ou recorram aos centros de saúde.
“Em caso de doença grave, serão encaminhados para a Urgência. Desta forma, vão permitir que os recursos do hospital sejam concentrados na resolução dos casos clínicos verdadeiramente urgentes”, refere.
Comentários