De acordo com o IPMA, as duas ilhas do grupo oriental vão estar sob aviso laranja entre as 05:00 e as 14:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros e possibilidade de trovoadas.

O IPMA emitiu ainda para o grupo oriental um aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora entre as 03:00 e as 12:00 de hoje.

As ilhas das Flores e do Corvo, no grupo ocidental dos Açores, também estão sob aviso amarelo entre as 06:00 de hoje e as 06:00 de sábado devido à agitação marítima.

Segundo o IPMA aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento nordeste bonançoso, tornando-se forte com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Para o grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) prevê-se céu muito nublado com abertas para a tarde, períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, e possibilidade de trovoadas.

Está também previsto vento sul fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se fraco a bonançoso e rodando gradualmente para noroeste.

Para o grupo oriental, a previsão aponta para céu muito nublado com abertas para o fim da tarde, períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento sul muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros, rodando para sudoeste e tornando-se bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 21 graus Celsius, na Horta e em Angra do Heroísmo entre os 17 e os 22 e em ponta Delgada entre os 19 e os 23 graus.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.