Segundo a autarquia, a conta “Oliveira de Frades Solidário” (com o IBAN PT50 0045 3191 4029 3226 5107 1) ficará disponível entre quinta-feira e 01 de novembro.

“Para total transparência, todos os movimentos contabilísticos da conta serão apresentados em reuniões de Câmara e nas sessões da Assembleia Municipal”, acrescenta, agradecendo “por todos os contributos e pela solidariedade demonstrada durante estes dias”.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.