Os grupos de trabalho vão atuar nas áreas da educação, assistência social, infraestruturas públicas, empresas e setor agrícola e florestal, e proteção civil e da comunicação.

"Alerta-se, portanto, a população que vão estar no terreno dirigentes, técnicos e serviços operacionais da Câmara Municipal de Vagos, meios da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários e assistentes sociais, devidamente identificados, para acompanhamento de todas as ações a levar a cabo, minimizando assim os impactos sofridos pelos incêndios", previne a autarquia dirigida por Silvério Regalado.

A decisão de criar os grupos de trabalho foi tomada após uma reunião alargada com diversas entidades de Vagos, destinada a fazer uma primeira avaliação "das reais consequências da tragédia que se fez sentir no concelho".

Nesta "reunião pós-emergência" participaram o executivo municipal, dirigentes e técnicos das mais diversas áreas, o comandante e presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos, o diretor-delegado da Santa Casa da Misericórdia, a delegada de Saúde, e representantes da Igreja Católica e Cáritas Diocesana, do NEVA (Núcleo Empresarial de Vagos) e da GNR local.

Já a funcionar encontra-se o Gabinete de Apoio ao Lesado (GAL), criado para recolher informação sobre os prejuízos provocados pelos incêndios que assolaram o concelho na noite de domingo para segunda-feira.

"Devido aos incêndios que afetaram o concelho de Vagos, a Câmara Municipal criou o Gabinete de Apoio ao Lesado para recolher e reencaminhar a informação dos prejuízos causados, em bens materiais - habitações, viaturas, maquinaria, estufas e outros equipamentos - para as entidades competentes", revelou Silvério Regalado.

O GAL estará disponível para a recolha de informações até às 18:00 do dia 31 de outubro de 2017 e funciona nos Paços do Concelho.

No vizinho concelho de Mira, a autarquia criou também um Gabinete de Apoio à População, que funciona no edifício da Incubadora de Empresas. Técnicos da autarquia estão a fazer também um levantamento dos estragos nas ruas do concelho.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.