O Instituto que estava localizado na Maia mudou-se de malas e bagagens para o concelho famalicense, sedeando-se num dos pavilhões do Lago Discount.

“Ficamos sem espaço adequado para a continuação do curso”, explica Bruno Machado, coordenador e diretor do INAC, formado pela Chapitô e National Center For Circus Arts de Londres, salientando que em Famalicão encontraram o espaço ideal para se fixarem. “Temos um espaço único na Península Ibérica, com caraterísticas perfeitas para desenvolver o projeto do circo, como, por exemplo, os 9 metros de altura da sala” acrescenta.

Além disso “decidimos vir para Famalicão porque é um município que apoia a cultura e as artes”, sublinha o responsável.

A proposta para a atribuição de um apoio financeiro municipal de 15 mil euros para aquisição de diversos equipamentos e materiais foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo de Vila Nova de Famalicão. Entretanto, a autarquia está também a tratar da cedência do espaço.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “faz todo o sentido que o município apoie o INAC, que é um instituto de dimensão internacional”. “Ficamos muito satisfeitos por perceber que o INAC optou pelo nosso concelho para concretizar o seu projeto e a nós compete-nos dar o conforto e dar-lhe o apoio necessário para que possa vingar aqui”, adiantou o autarca.

Paulo Cunha lembrou ainda que as artes circenses são “uma área cultural que se está a desenvolver muito no concelho” e apontou o exemplo da promoção do Festival Internacional Vaudeville Rendez Vous, que decorreu recentemente.

De resto, os alunos do INAC estrearam-se, este ano, na programação do Festival com a apresentação de “Demudar” que alcançou grande sucesso.

Refira-se que o INAC inicia a sua atividade letiva já no próximo dia 18, com uma turma de 30 alunos provenientes de países como a Inglaterra, França, Itália, Finlândia e outros, e 15 professores. Para além da formação profissional na área do circo, o instituto contempla ainda a vertente de residência artística, recebendo companhia que já trabalham profissionalmente.

De acordo com Bruno Machado, o curso está, neste momento, em processo de homologação pela Federação de Escolas de Circo da Europa.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

Jornal digital generalista da região do Minho. Fundado em 2015, é líder na Internet, em leitores e seguidores nas redes sociais, numa região com mais de um milhão de habitantes, distribuídos por dois distritos, num total de 24 concelhos, e onde se destacam Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Ponte de Lima, Fafe e Vila Verde.