Foi há dez anos que tudo começou em Espanha. A partir daí, um dos objetivos da Universidade Europeia tem sido premiar projetos que, de alguma forma, impulsionem e criem impacto na sociedade. Contando com esta edição, já foram 100 os jovens reconhecidos — de mais de 40 localidades espanholas — e cerca de 95% destes continuam com os seus projetos em curso.

Como prémio, cada um dos dez vencedores recebeu um valor monetário de 2.000€ e acesso à semana de formação em Madrid, a ocorrer entre 12 e 19 de novembro.

Ao longo destes dias, os jovens vão ter a possibilidade de fortalecer os seus projetos, encontrando respostas para as questões que mais os preocupam e mentoria e formação por parte de quem já passou pelo programa.

Pedro Marques | MadreMedia

Além disso, a vertente pessoal também é valorizada, existindo atividades que pretendem realçar as capacidades de cada um enquanto líder e criar laços entre os participantes, formando uma rede e um espaço de aprendizagem comum.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com um breve pitch de cada uma das ideias vencedores espanholas, tendo estado também os cinco vencedores portugueses presentes.

Projetos espanhóis na semana de formação em Madrid

Zocco Handmade

Desenvolvida por June Arrieta, a Zocco Handmade promove a produção e o consumo responsável apoiando mulheres em risco de exclusão através do emprego e formação, desenvolvendo acessórios de moda exclusivos. O projeto pretende também procurar uma ligação real e humana entre criador e comprador para gerar reflexão. Até ao momento, a Zocco Handmade conseguiu empregar 20 mulheres em três países, sendo que mais de seis mil pessoas já utilizam estes produtos.

Eureqa 3D

Jesús Corbacho é o responsável pelo projeto Eureqa 3D, um serviço de impressão a três dimensões especializado para o setor da saúde. Através deste sistema é possível ajudar os cirurgiões a prepararem-se melhor para as cirurgias de fraturas, uma vez que podem estudar a fratura com uma cópia idêntica ao osso do paciente antes da intervenção.

CerQana

Fundada por Alfonso Escriche, a CerQana é uma startup que pretende incentivar a autonomia e a inclusão de idosos ou dependentes, adaptando qualquer smartphone às necessidades específicas de cada pessoa. Além disso, é possível acrescer funcionalidades que permitem que a família ou os cuidadores cuidem remotamente da sua segurança.

BiziPoz

Eider Etxebarría criou a BiziPoz, que significa “viver com alegria” em basco. Esta startup promove o empreendedorismo com impacto social entre pessoas com mais de 55 anos, através da prática: organizam oficinas dinâmicas para pequenos grupos, sendo que nos últimos dois meses já participaram mais de 417 pessoas.

Magea Escuela Activa

IBone Valerdi é a responsável pela Magea Escuela Activa, um projeto de educação infantil e primária num ambiente rural. A ideia baseia-se em três pilares: neuroeducação, educação ativa e legislação educacional. Com isto, o objetivo é oferecer uma educação de qualidade através do comportamento emocional, contacto com a natureza e respeito pela individualidade.

Pedro Marques | MadreMedia

Desayuna Salud

Desayuna Salud foi desenvolvida por Odalid Molina e pretende ser um projeto de promoção e prevenção da saúde, nomeadamente no que diz respeito a distúrbios alimentares, como a anorexia. Assim, o "Breakfast Health" promove uma educação nutricional, emocional e experimental que foca a importância de uma dieta saudável para o crescimento saudável, junto das crianças.

Erudit Education

Alejandro Martínez criou a startup Erudit Education, um projeto que pretende facilitar a integração dos estudantes no mercado de trabalho, através de uma “impressão digital” de habilidades que os acompanha num estágio formativo. Por isso, todas as informações recolhidas são agrupadas e são detetadas habilidades inatas nos alunos.

Asociación Pitote

A Asociación Pitote foi criada por Almudena Sánchez e pretende ser o motor de mudança na sociedade para que se reconheçam todas as pessoas, independentemente de qualquer deficiência que possam ter. Esta associação é formada por famílias e jovens com diferentes incapacidades e procura o desenvolvimento dos participantes através de atividades desportivas, de lazer, educação e empreendedorismo.

Ni cuentos con perdices ni novelas rosas

Este é um projeto coeducacional fundado por Loola Pérez que apresenta dois pilares: educação em igualdade e educação afetivo-sexual. Contra os estereótipos de género, este projeto promove o desenvolvimento de capacidades sociais e uma boa relação entre os adolescentes.

Mysocialfit

Daniel Rodríguez criou o Mysocialfit, uma startup que pretende tornar mais acessível o exercício físico, uma vez que coloca em contacto profissionais de desporto com pessoas que desejam fazer alguma atividade física. O projeto conta já com uma comunidade de mais de 8 mil utilizadores.

Projetos portugueses na semana de formação em Madrid

Explicame.pt

Desenvolvido por André Ferreira dos Santos, o Explicame.pt é uma plataforma aberta à comunidade estudantil que valoriza o trabalho e dedicação de explicadores. Com este projeto, qualquer aluno pode aprender, em qualquer lugar e sem limitações, encontrando a ajuda perfeita para promover o seu sucesso através de uma comunidade.

Just a Change

Fundado por António Maria Horta e Costa Ravara Bello, o Just a Change pretende mobilizar voluntários para a reconstrução de casas de famílias em situações de pobreza, de forma a transformar a vida das pessoas.

APAC Portugal

Duarte Sousa Pires Abrantes da Fonseca criou a APAC Portugal. O principal objetivo é a promoção de programas de reinserção de reclusos e antigos reclusos, com vista à diminuição da reincidência criminal. Existem também ações de advocacy e promoção de um evento anual que permite combater o estigma da sociedade em relação ao estatuto de recluso e antigo recluso.

Pedro Marques | MadreMedia

Menos

João Duarte criou o Menos, que tem como missão estabelecer o microempreendedorismo como solução para o desemprego, combinando a tecnologia, o empreendedorismo e uma rede de mentores especializados e práticas simplificadas de startups de alta tecnologia.

Revolução das Minhocas

Pierre Del Cos pensou na Revolução das Minhocas como uma forma de ajudar os cidadãos e organizações a reduzir a pegada ecológica dos resíduos orgânicos, fornecendo sistemas de compostagem com minhocas, fertilizantes de minhocas e organizando formações de vermicompostagem.

O programa JES em Portugal

A primeira edição do Programa JES (2018) foi promovida pela Universidade Europeia, pela Laureate International Universities, International Youth Foundation, Forum Estudante e pela Ashoka Portugal.

Em Portugal estiveram em avaliação 44 projetos empreendedores de caráter social e ambiental que foram analisados por especialistas desta área. O desafio foi dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, fundadores ou cofundadores de iniciativas que procuram a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente.

Os critérios de eleição basearam-se na capacidade de liderança, impacto social, sustentabilidade e visibilidade dos projetos e dos seus jovens líderes que atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade melhor.


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt