Circulação do metro no Aeroporto do Porto interrompida por inundação de túnel

A linha de metro entre a Estação dos Verdes e o aeroporto Sá Carneiro (Porto) esteve hoje interrompida devido à inundação de um túnel, mas a circulação regressou à normalidade ao início da tarde, disse à Lusa fonte oficial.

Fonte das relações públicas da empresa Metro do Porto, sistema de transporte público do Grande Porto, disse hoje à Lusa que as chuvas intensas provocaram inundações num túnel do metro entre a Estação Os Verdes e o Aeroporto Sá Carneiro o que levou à “interrupção daquela linha entre as 12:00 e as 14:30”.

A linha foi reaberta depois das 14:30 e a circulação voltou a fazer-se com normalidade acrescentou a mesma fonte.

Inundações no Porto e em Braga

O comandante Pedro Araújo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) fez às 16:30 um balanço das ocorrências relacionadas com a queda de chuva e que afetaram essencialmente os distritos do Porto e de Braga.

Segundo Pedro Araújo, os concelhos mais afetados no distrito do Porto são a Maia e Matosinhos, onde há registo de várias estradas secundárias e veículos submersos pela água, bem como garagens e habitações inundadas.

O comandante da ANEPC referiu também que o acesso à porta principal de um centro comercial da Maia ficou inundado o que está a impedir as pessoas de saírem do local, estando neste momento a aguardar que a água baixe.

De acordo com a Proteção Civil, o túnel de Paranhos está também inundado.

No distrito de Braga, a situação mais complicada foi ao final da manhã de hoje, em Vila Nova de Famalicão, onde o transbordo de uma linha de água provocou inundações em garagens e habitações e veículos submersos, explicou.

Pedro Araújo disse ainda que, neste momento, a chuva parou de cair no distrito do Porto, mas o número de ocorrências ainda está aumentar devido ao efeito dos escoamentos.

Voos desviados

As “condições meteorológicas adversas” estão provocar o desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro, distrito do Porto, disse à Lusa fonte oficial da ANA Aeroportos.

Há pelo menos nove voos que deviam ter chegado hoje de manhã ao Aeroporto de Sá Carneiro, no distrito Porto, mas foram todos desviados, pode ler-se no sítio da Internet da ANA Aeroportos sobre “Informação de Chegadas e Partidas”.

O voo das 11:10 com origem de Frankfurt (Alemanha) pela companhia aérea Lufthansa foi desviado, bem como o voo das 11:35 da Ilha da Terceira (Açores/Portugal) da Ryanair.

Desviado foi também o voo das 11:50 de Milão/Bérgamo (Itália) da Ryanair, o voo das 11:50 de London (Stansted/Reino Unido) da Ryanair, bem como o voo das 11:55 de Nantes (França) da Easyjet.

O voo das 11:55 de Toronto (Canadá) da Azores Airline também aparece como “diverted”, tal como o voo das 12:00 de Manchester (Reino Unido) da Ryanair ou o voo das 12:45 de Veneza da Ryanair.

Segundo fonte oficial da ANA Aeroportos, o desvio dos voos está relacionado com “as condições meteorológicas adversas”, remetendo mais explicações para mais tarde.

Entre as 11:00 e as 13:33 de hoje apenas três voos - Lisboa, Paris e Genova - aterram no Aeroporto Sá Carneiro, indica no sítio da Internet da ANA Aeroportos.

Trânsito parado na A28

O trânsito está parado na estrada A28, junto às saídas de Leça da Palmeira e do porto de Leixões, na região do Porto, devido à chuva intensa, disse à Lusa fonte da GNR.

As chuvas intensas que se registaram ao longo de toda a manhã, no Porto, provocaram inundações na via pública e pararam a circulação dos carros na A28 junto à Ponte de Leça da Palmeira e do porto de Leixões, avançou à Lusa fonte da GNR do Porto, referindo que o nível das águas subiu e está a impossibilitar a circulação dos automóveis.

(Notícia atualizada às 16h57)