De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 08:00 de hoje e até 23:59, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA justifica a decisão com a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira).

Para sábado, a agitação marítima esperada levou o IPMA a elevar para aviso laranja em Porto Santo e na região da costa norte da ilha da Madeiro, devido à previsão de ondas com altura significativa que podem chegar a atingir os 10 a 12 metros de altura máxima.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.