Jair Bolsonaro está a ser submetido a uma cirurgia intestinal em Brasília neste domingo, após ser hospitalizado em Natal por fortes dores que estarão associadas à facada que sofreu em 2018, disse uma fonte próxima do ex-presidente à AFP.

"A cirurgia começou às 8h30, a previsão de duração é de seis horas", disse a mesma fonte.

Bolsonaro, de 70 anos, foi esfaqueado no meio de uma multidão durante a campanha presidencial de 2018.

Um mês e meio depois, venceu as eleições presidenciais, mas, como consequência do ataque, teve que passar por várias cirurgias.

Na noite de sábado, Bolsonaro regressou a Brasília a bordo de um avião com equipamento médico. A deslocação a Natal,  onde sofreu "dores insuportáveis",  visava mobilizar apoiantes na região.

A viagem ao nordeste brasileiro, bastião histórico da esquerda, foi planeada duas semanas depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir iniciar um julgamento contra Bolsonaro por conspiração golpista. É acusado de conspirar com ministros e autoridades militares para impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumisse o cargo em 2023.