“Foi com enorme alegria que recebemos a notícia de que as próximas Jornadas Mundiais da Juventude serão em Lisboa", afirmou, numa nota de imprensa, o padre Pedro Rocha Mendes, coordenador da pastoral juvenil e universitária dos jesuítas em Portugal.

Segundo o sacerdote, “isso significa que a Companhia de Jesus irá organizar o ‘Magis’ 2022”, uma semana antes, como avançou também na página de Facebook "Jesuítas em Portugal".

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus vai acolher o ‘Magis’ naquele ano, uma “espécie de pré-jornada para jovens de todo o mundo ligados às obras dos jesuítas”.

“Este encontro, que antecede a Jornada Mundial da Juventude, deverá reunir cerca de 2.000 jovens de todas as províncias dos jesuítas e acontecerá em várias zonas do país”, adiantam os Jesuítas numa nota de imprensa.

Esta iniciativa é uma “grande experiência de encontro, partilha e conhecimento, proporcionada aos jovens ligados à espiritualidade inaciana, com idades entre os 18 e 30 anos”.

“À semelhança de outros ‘Magis’, e tal como aconteceu há dias no Panamá, o superior geral dos Jesuítas, padre Arturo Sosa, deverá juntar-se aos jovens nestes últimos dias para dialogar e celebrar com eles”, informa a mesma nota.

Além de várias centenas de participantes, o ‘Magis’ mobiliza também algumas centenas de voluntários e jesuítas.

A primeira edição do ‘Magis’ aconteceu em 1997, nas JMJ de Paris, e, em 2005, ganhou uma forma mais institucional.

“O encontro reúne jovens dos mais diversos países, raças e culturas ligados à espiritualidade inaciana, um importante legado de Santo Inácio de Loiola”, acrescenta a Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Lisboa vai receber em 2022 as JMJ, consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá, presididas pelo papa Francisco, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano que organiza as JMJ com um comité local, Kevin Joseph Farrell.

Na sua conta no Twitter, o papa Francisco escreveu: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

Francisco é o primeiro papa americano. Jesuíta argentino, Jorge Mario Bergoglio tem 82 anos.

Eleito papa em 13 de março de 2013, sucedendo a Bento XVI, Francisco fez a sua primeira viagem apostólica ao estrangeiro, precisamente numas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ): em julho de 2013, ao Rio de Janeiro, Brasil.

Em 2016, Francisco presidiu às JMJ em Cracóvia, na Polónia, e agora na Cidade do Panamá.