Segundo a BBC, Karim Benzema já recebeu a sua condenação por alegadamente ter extorquido Mathieu Valbuena, também futebolista e colega de seleção à época dos factos.

O juiz do tribunal de Versailles considerou Benzema culpado do crime de chantagem e condenou-o a uma pena suspensa de um ano e uma multa de 75 mil euros — o que o Ministério Público tinha pedido, apesar de a moldura penal prevista ser de até cinco anos de prisão.

Em causa está a suposta participação de Benzema num esquema de extorsão com recurso a um vídeo de cariz sexual protagonizado por Mathieu Valbuena, 37 anos.

O caso aconteceu há mais de cinco anos, durante um estágio da seleção francesa, depois de Valbuena ter recorrido a serviços de recuperação de dados do seu telemóvel.

Perante o esquema de chantagem – houve outros quatro acusados no processo -, Benzema diz ter apenas tentado ajudar Valbuena a resolver o problema da melhor forma, através de um seu amigo, aconselhando o colega a pagar o valor que estava a ser extorquido.

Os advogados de Benzema, 33 anos, tinham exigido a absolvição do seu cliente, considerando que o suposto delito ficou por provar, e vão recorrer.

Os outros quatro acusados no julgamento foram condenados a penas que vão de 18 meses de prisão com suspensão condicional até dois anos e meio de prisão de pena efetiva.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.