De acordo com fontes governamentais vietnamitas, citadas pela agência de notícias Efe, Kim vai reunir-se no dia 25 de fevereiro com o Presidente do Vietname e secretrário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, no palácio presidencial de Hanói.

A realizar-se, será a primera visita de um líder norte-coreano ao Vietname desde a reunificacão do país, em 1975.

Todas as reuniões previstas com funcionários vietnamitas terão lugar no primeiro dia, enquanto o segundo dia será dedicado a “atividades ao ar livre”, incluindo uma possível visita à fábrica da empresa de tecnologia sul-coreana Samsung, de acordo com as mesmas fontes.

Os contactos entre o Vietname e a Coreia do Norte multiplicaram-se nos últimos meses, o que é interpretado como um possível interesse de Pyongyang em explorar o modelo de abertura económica empreendido pelo Vietname nas últimas três décadas.

Após a visita, Kim e Trump realizarão a sua segunda cimeira nos dias 27 e 28 de fevereiro na capital vietnamita, depois de se terem encontrado pela primeira vez em Singapura, em 12 em junho do ano passado.

Espera-se que esta nova reunião sirva para desbloquear o diálogo sobre o abandono do arsenal nuclear pelo regime norte-coreano, que conheceu poucos progressos desde a primeira reunião entre os dois líderes.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.