A poucos minutos da meia noite, o Ministério Público enviava uma nota às redações a explicar as circunstâncias que levaram a PSP a recolher os corpos das duas vítimas mortais do surto de legionella no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, depois de já terem sido entregues às respetivas famílias.

Diz o comunicado que “face às notícias vindas a público sobre o surto de legionella e suas consequências”, o Ministério Público decidiu esta terça-feira, “por iniciativa própria”, instaurar um inquérito.

A mesma fonte explica que o MP não recebeu “qualquer comunicação de óbito relacionada com esta matéria”, tendo por isso a “necessidade de recolher elementos que permitissem identificar as vítimas, bem como as circunstâncias que rodearam as mortes, designadamente o local onde ocorreram”.

Porém, uma vez obtidos esses elementos, o MP foi informado de que os corpos das duas vítimas mortais do surto no São Francisco Xavier já haviam sido entregues às famílias.

É neste contexto que o Ministério Público decide “ordenar o encaminhamento dos corpos para o Instituto de Medicina Legal”, para realizar os exames necessários ao inquérito, lê-se na mesma nota.

“Consciente da sensibilidade da situação, o Ministério Público não pode deixar de lamentar o ocorrido bem como o sofrimento que daí resultou para os familiares das vítimas”, conclui.

O Ministério Público já tinha anunciado hoje que os elementos recolhidos originaram a abertura de um inquérito ao surto de 'legionella'.

As autoridades de saúde indicaram que o surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, entrou numa fase descendente, havendo indícios de que as medidas corretivas já estão a surtir efeito.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, estimou que o surto, que já provocou duas vítimas mortais, esteja a entrar numa fase com menos casos por dia, adiantando que hoje apenas foi confirmado um novo caso e que outro está em investigação.

Até ao momento, há 35 pessoas infetadas, cinco deles internadas em unidades de cuidados intensivos.

Graça Freitas indicou também que os resultados preliminares de análises colhidas após as medidas corretivas aplicadas no sistema de refrigeração indiciam um efeito positivo dessas medidas.