António Costa

O secretário-geral do PS desejou hoje a rápida recuperação do líder do PCP, que vai ser submetido a uma operação urgente na quarta-feira, dizendo que se trata de um momento triste da campanha para as legislativas. O presidente da República já telefonou a Jerónimo de Sousa.

António Costa falava aos jornalistas depois de ter participado numa reunião com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que decorreu na sede nacional do PS, em Lisboa, depois de saber que Jerónimo de Sousa vai ser operado de urgência, falhando a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído pelos dirigentes João Ferreira e João Oliveira.

“Quero desejar as melhoras e uma pronta recuperação a Jerónimo de Sousa. É obviamente um momento triste para a campanha eleitoral, quando o líder de um partido importante, como é o líder do PCP, por razões de saúde, está impedido de prosseguir a campanha”, declarou o líder dos socialistas e primeiro-ministro.

De acordo com um comunicado divulgado pelo PCP, o dirigente máximo comunista vai ser submetido “uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”.

Perante os jornalistas, o secretário-geral do PS referiu que já enviou uma mensagem pessoal a Jerónimo de Sousa.

“Mas quero daqui enviar-lhe um abraço e desejar a sua rápida recuperação e que possamos rapidamente voltar a poder contar com a sua colaboração ativa, com a sua energia e criatividade para a vida política nacional”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.

"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Esta nota foi publicada perto das 11:00, menos de meia hora depois de o PCP ter divulgado que Jerónimo de Sousa vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente na quarta-feira e irá falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.

Durante a tarde, à saída do Museu de Marinha, em Lisboa, questionado pela comunicação social sobre o impacto da ausência de um líder partidário na campanha para as legislativas de 30 de janeiro, o chefe de Estado respondeu: "Eu sobre isso só queria dizer que falei com ele hoje telefonicamente, desejei-lhe as melhores felicidades".

"Sei bem o que são intervenções feitas em termos de minorar situações cardiovasculares. Mas obviamente que no caso do secretário-geral do PCP, naturalmente, com uma acuidade e uma complexidade porventura um bocadinho maiores. Desejo-lhe todas as felicidades e que recupere rapidamente na sua saúde, é aquilo que todos lhe desejamos, todos os portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, escusando-se a fazer mais comentários sobre este assunto.

Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, esperando o seu regresso à campanha eleitoral.

"Lamento a situação de saúde que Jerónimo de Sousa está a viver e desejo-lhe uma rápida recuperação e o seu regresso à campanha", escreveu o líder centrista nas suas contas oficiais nas redes sociais Twitter e Facebook.

Rui Rio 

O presidente do PSD desejou hoje uma "recuperação rápida e plena" a Jerónimo de Sousa, que vai ser submetido a uma operação urgente, mostrando-se "de acordo" com a substituição do líder comunista no debate de quarta-feira.

"Como é evidente, estou de acordo que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, seja substituído no debate comigo por um camarada seu, e desejo, sinceramente, que a intervenção cirúrgica a que vai ter de se submeter corra bem e que a sua recuperação seja rápida e plena", escreveu Rui Rio, na sua conta na rede social Twitter.

André Ventura

O líder do Chega desejou hoje “uma rápida recuperação e regresso ao combate político” ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que vai ser submetido a uma operação urgente na quarta-feira.

“Desejo a Jerónimo de Sousa uma rápida recuperação e regresso ao combate político! Na saúde e na doença somos todos humanos, não há adversários!”, lê-se numa mensagem de André Ventura publicada na sua conta oficial da rede social Twitter.

Rui Tavares

O dirigente do Livre Rui Tavares espera que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, "se restabeleça prontamente e bem" e disse contar com o líder comunista para "os grandes debates de que o país precisa".

"Caro Jerónimo, que se restabeleça prontamente e bem! Cá continuaremos a contar consigo para os grandes debates de que precisa o país", escreveu hoje Rui Tavares, cabeça de lista do Livre por Lisboa, na sua conta da rede social 'Twitter'.

João Cotrim Figueiredo 

O presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, desejou hoje “rápidas melhoras” ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que vai ser submetido a uma operação urgente.

“Desejo as rápidas melhoras e um bom restabelecimento a Jerónimo de Sousa”, afirmou o liberal aos jornalistas, no final de uma ação no porto de pesca da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.

Catarina Martins 

A coordenadora do BE, Catarina Martins, desejou hoje uma “rápida recuperação” ao secretário-geral do PCP, esperando “vê-lo em breve na campanha”.

“Desejo uma rápida recuperação a Jerónimo de Sousa. Espero vê-lo em breve na campanha”, escreveu Catarina Martins na sua página oficial da rede social Twitter.

(Notícia atualizada às 18h38)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.