"Logo nas primeiras 24 horas, a Altice Portugal conseguiu recuperar cerca de 150 'sites' móveis, o que permitiu repor as comunicações móveis em muitos dos locais afetados", adianta a operadora liderada por Alexandre Fonseca, em comunicado.

"Já em relação aos clientes da rede fixa com serviços afetados são, atualmente, cerca de 39 mil, envolvendo comunicações de voz, internet e TV, dependendo estes de um trabalho de reconstrução de rede de fibra e cobre que está em curso e que tem avançado ao ritmo possível de acordo com as variáveis meteorológicas e de acessibilidade", refere a dona da Meo.

"Nas primeiras horas depois da tempestade, o levantamento efetuado pela Altice Portugal permitiu a identificação de mais de 70 mil clientes de serviço fixo afetados, ou seja, até ao momento foram repostos praticamente 50% dos serviços em cerca de sete concelhos, mais de uma centena de freguesias", acrescenta a operadora de telecomunicações.

A Altice Portugal adianta que uma das "principais preocupações" foi "instalar e disponibilizar equipamentos redundantes (VSAT) [telefone por satélite] que permitissem a comunicação por parte das instituições críticas. Situação esta que perdura e que foi alargada no território durante o dia de hoje", explicou.

A operadora de telecomunicações tem no terreno o mesmo número de operacionais, "que ascende a meio milhar", desde a prevenção da tempestade, e que estão a atuar em várias frentes para que "a reposição integral das telecomunicações possa acontecer o mais rapidamente possível, apesar das dificuldades meteorológicas, de acessibilidade no terreno, bem como a especificidade técnica necessária na substituição de equipamentos numa operação desta índole".

Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu são as zonas mais afetadas, recorda a Altice Portugal, apontando que "as falhas na distribuição de energia, assim como a danificação de infraestruturas, cabos e traçados, continuam a dificultar a reposição dos serviços".

"No sentido de garantir as comunicações às instituições críticas, a Altice Portugal mantém o seu gabinete de crise em permanente articulação e contacto com todas as autoridades e entidades chave no processo de retoma da normalidade das comunicações nas zonas afetadas, estando presente em todas as reuniões 'briefing' de comando na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), com o operador de distribuição de energia, no sentido de priorizar e monitorizar a sua reposição, bem como com os municípios, freguesias, bombeiros, IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] e demais autoridades que se encontram no teatro de operações", concluiu.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a ANPC.

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o IPMA.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 70 mil clientes estavam sem energia elétrica hoje ao final da manhã.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.