A foto que andou a circular pelas redes sociais durante a madrugada, e que se pensa ser de um dos autores do ataque de Londres, é da autoria de Gabriel Sciotto, um adepto da equipa italiana da Juventus, que ontem disputou a final da Liga dos Campeões.

“Tinha estado a ver o jogo no pub e vinha embora. Estava a decidir qual seria o caminho até casa. Acabou por ser o errado”, disse ao The Guardian.

Assim que ia a descer a rua, deu de caras com um homem a correr na sua direcção. “Tinha uns 35 anos e enquanto corria gritava ‘corre, foge, está a decorrer um ataque terrorista'", revela.

Estavam outras pessoas por perto, que começaram a correr também. A reação normal seria segui-los. Ir com eles. Só que Sciotto é um realizador de documentários e fez o oposto daquilo que seria expectável.

“Sou um documentarista. Eu fiz aquilo para o qual estou treinado. Estava escuro, mas atrás dele consegui ver três homens no outro lado da rua. Estavam a 20 metros. Estava tudo algo confuso — demorei uns segundos até perceber o que se estava a passar.”

Achou tudo aquilo meio estranho, deduz-se porque se sentiu confuso. Porém, percebeu que estes homens estavam a correr na direcção oposta. Em direcção ao Mercado de Borough.

“Estava lá um polícia, dentro do Mercado. Estava a tentar afugentá-los. Eles correram na minha direcção porque a polícia estava a persegui-los”, disse.

Os três homens tinham saido do mercado e fugiram para a Stone Stoney em direcção a um pub chamado Wheatsheaf.

"De repente vinham cada vez mais polícias da outra direcção. Haviam muitos gritos. 'Parem! Parem! No chão!', coisas desse género. Depois a polícia disparou sobre eles”, conta.

O jovem de 25 anos tirou fotos do homem depois de ter sido abatido, estendido no chão.

“Ainda consegui ver um deles a mexer. Havia sangue. Consegui perceber que a polícia sentia medo. O polícia do Mercado de Borough estava a confirmar se não havia ninguém ferido. A reação da polícia foi muito rápida”, disse Sciotto.

Pelo menos 20 pessoas foram transportadas para seis hospitais de Londres no seguimento do atentado na London Bridge, informaram hoje os serviços de ambulância da capital britânica.