A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, anunciou esta manhã que as máscaras serão obrigatórias em todos os espaços públicos, mesmo abertos, já a partir de quinta-feira.

Foi também decidido que os ajuntamentos não podem exceder as 10 pessoas, mesmo em casa, e os locais de diversão noturna - que já estão abertos em Espanha ao contrário de Portugal - têm de fechar à 1:00 da madrugada.

O Governo desta região autónoma de Espanha, o que inclui a capital, vai também ordenar o encerramento das esplanadas às 01:30 e ordenar às autoridades a consulta de documentos de identificação (Bilhete de Identidade) aos clientes dos estabelecimentos para "facilitar o rastreio" de casos positivos de SARS CoV-2.

De acordo com as normais divulgadas hoje vai ser obrigatório que os clientes deixem ficar nos estabelecimentos que frequentarem os dados de identificação para que eventualmente "possam ser rastreados rapidamente" casos positivos de covid-19.

Já a partir desta terça-feira, os turistas oriundos de 136 países, incluindo Portugal, e de cinco comunidades em Espanha - Aragão, Catalunha, Navarra, País Basco e La Rioja - estão obrigados a comunicar a sua chegada à Galiza.

Ainda em relação a Espanha, foi também hoje conhecido que a Alemanha mantém a recomendação de não se realizarem viagens para Aragão, Navarra e Catalunha, devido aos novos surtos. A evolução da pandemia é motivo de "grande preocupação" neste país, afirmou o presidente do Instituto Robert Koch, Lothar Wieler, e também na Alemanha se recomenda o uso da máscara em espaços abertos, não ainda com caráter obrigatório, mas sempre que não se possa manter a distância de segurança.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.