"Temos prontos para lançar a concurso os projetos de requalificação da envolvente ao Jardim D. Fernando e da rua de Santiago. É uma das últimas intervenções que vamos lançar no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) candidatado ao programa Norte 2020 para o centro histórico", afirmou hoje à Lusa o presidente da câmara municipal, José Maria Costa.

O autarca socialista revelou que, ao abrigo daquele plano, "estão concluídos seis milhões de euros de investimento, quer no centro histórico, quer na zona de Monserrate e na freguesia de Darque".

Aquela empreitada integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) candidatado ao programa Norte 2020 e que prevê um investimento global de 18,7 milhões de euros, comparticipados em 85% por aqueles fundos comunitários, na requalificação e regeneração do espaço público e de equipamentos sociais da capital do Alto Minho.

Além da reabilitação urbana, a mobilidade sustentável e as comunidades desfavorecidas são os dois outros eixos de intervenção previstos naquele plano para as áreas do centro histórico, Darque, frente ribeirinha de cidade poente.

A abertura do concurso público para a empreitada na envolvente do Jardim D. Fernando e da rua de Santiago é um dos 36 pontos da ordem de trabalhos da reunião camarária de quinta-feira, com início às 15:00, no salão nobre da autarquia.

José Maria Costa revelou que a empreitada a realizar "em duas artérias importantes do centro histórico vai permitir a remodelação de infraestruturas e, acima de tudo, criar melhores condições de circulação automóvel e pedonal".

"É um espaço que está a precisar de requalificação, atendendo a que se trata de uma zona onde estão localizados um conjunto de equipamentos públicos, como o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e religiosos, o convento de São Domingos", especificou.

José Maria Costa acrescentou que as obras deverão iniciar-se 2018 e que o prazo de execução dos trabalhos é de nove meses.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.