Os dados da ERP Portugal são revelados no âmbito do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, que hoje se assinala.

Em comunicado, esta plataforma que pertence a uma rede europeia adianta que recolheu mais de 1.300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida, cumprindo desde 2010 (primeiro ano de atividade) as metas de recolha definidas pela diretiva europeia sobre o tema.

“Ao longo destes oito anos de funcionamento de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA) à escala nacional, a ERP Portugal foi responsável pela recolha crescente destes resíduos, com uma média superior a 160 toneladas por ano”, precisa.

Aquela associação destaca também que a meta nacional de recolha de RPA portáteis equivalia a 45% das pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nos últimos três anos, tendo a ERP Portugal superado este percentual, com 49% (2015 e 2016) e 47% (2017).

A ERP Portugal apela aos consumidores para que depositem estes resíduos nos locais preparados para o efeito, disponíveis em todo o país, como a rede Depositrão, composta por mais de 2200 pontos de recolha (lojas, escolas, empresas e espaços públicos).

Segundo a ERP Portugal, as pilhas e acumuladores são compostos por substâncias nocivas (cádmio, níquel, chumbo, mercúrio ou lítio) que, quando abandonados indiscriminadamente, podem ter reflexos graves no ambiente e na saúde.

Como exemplo, refere que o cádmio é carcinogénico e afeta vários órgãos como os rins, pulmões, fígado e ossos.

Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, considera que há “um grande caminho a percorrer no campo da recolha de RPA”.

“A meta de recolha de pilhas em fim de vida é calculada com base na quantidade de pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nacional nos últimos três anos, sendo o país obrigado a recolher 45% deste total em 2018”, sublinha.

Promovido pela Associação Europeia das Entidades, que se dedica à recolha e reciclagem de pilhas, o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas pretende sensibilizar a população para a importância da recolha de reciclagem de pilhas.

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.