O governante explicou que um agente da polícia ficou gravemente ferido após ter sido atingido na cabeça com um objeto arremessado pelos manifestantes, durante os confrontos que ocorreram em Via Laietana, perto da sede da Polícia Nacional.

Segundo o governante, são cerca de 400 independentistas violentos que estão a protagonizar esses incidentes “de maneira organizada contra a Polícia Nacional e numa área específica”.

“A esse vandalismo, comportamentos intoleráveis, a Polícia Nacional e os Mossos d’Esquadra (polícia regional catalã) estão a responder para evitar grandes incidentes”, afirmou, acrescentando que já ocorreram várias prisões e que mais vão ocorrer durante a noite.

Entre os detidos estão duas pessoas pertencentes a um grupo de extrema-direita, suspeitos de terem atacado um jovem que participava numa outra concentração.

O ministro referiu-se ainda, citado pela agência noticiosa Efe, a outros dez detidos, quatro deles menores, por distúrbios nas imediações da sede da Polícia Nacional, acrescentando que desde segunda-feira, os juízes já colocaram em prisão preventiva “nove radicais”.

Além dos 207 agentes feridos, o ministro lamentou os quase 800 contentores de lixo que foram queimados e os danos em 107 veículos da Polícia Nacional e dos Mossos d’Esquadra.