Para a eleição interna no MpD estão inscritos 31.541 militantes, contra 29.449 da eleição anterior, segundo informação avançada à Lusa pelo presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE), Mário Fernandes.

A votação arranca às 09:00 locais (10:00 em Lisboa) em várias mesas no país e na diáspora e termina às 16:00, estando prevista a divulgação dos resultados provisórios às 19:00 locais.

A candidatura de Ulisses Correia e Silva para presidente do MpD foi formalizada em 07 de janeiro pelo mandatário nacional, o ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, junto do GAPE.

Em entrevista à agência Lusa esta semana, o também primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou que será recandidato ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2021.

Ulisses Correia e Silva disse que espera uma boa participação dos militantes nas eleições, que seja traduzida depois em aumento de confiança para continuar a liderar o partido.

Ex-presidente da Câmara Municipal da Praia, secretário de Estado das Finanças e depois ministro das Finanças, Ulisses Correia e Silva, de 57 anos, lidera o Governo cabo-verdiano desde 2016 e é presidente do MpD desde junho de 2013.

Na eleição em 2013, substituindo Carlos Veiga, o também chefe do Governo cabo-verdiano foi candidato único e eleito com 98% dos votos expressos.

Três anos depois, também como único candidato, Ulisses Correia e Silva foi reeleito, com 99% dos votos dos quase 30 mil militantes inscritos.

Os militantes vão eleger igualmente os delegados à XII Convenção Nacional do MpD, entre 06 e 07 de março, num total de 300, sendo 270 no país e 30 na diáspora, avançou Mário Fernandes.

Cabo Verde realiza este ano eleições autárquicas, no segundo semestre, e em 2021 legislativas e presidenciais.