“O Governo, sob proposta do Ministério das Finanças e do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, nomeou hoje em Conselho de Ministros uma nova administração para a NAV Portugal, E.P.E, cujo mandato anterior tinha terminado”, avançou, em comunicado, o Ministério liderado por Pedro Nuno Santos.

De acordo com o Governo, Egídia Pinto Martins e Francisco Fernandes Gil mantêm-se como vogais com Conselho de Administração da NAV, a empresa pública gestora do tráfego aéreo nacional.

Manuel Teixeira Rolo, de 59 anos, desempenhou funções como chefe do Estado-Maior da Força Aérea entre fevereiro de 2016 e o mesmo mês deste ano.

O também general e piloto, que é licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, passou à situação de reserva em junho.

Em 24 de abril, Jorge Ponce de Leão anunciou, durante a apresentação do novo sistema de tráfego aéreo, que iria cessar funções como presidente da NAV no final daquele mês.

Em declarações à Lusa, Ponce de Leão reiterou, na altura, que decidiu sair da NAV ao fim de 16 meses “por questões pessoais”, após o término do mandato para o qual foi nomeado a 31 de dezembro de 2018.

O gestor vai liderar a comissão de remunerações da Jerónimo Martins, regressando às suas funções de administrador não executivo do fundo Explorer.

o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda destacou, na apresentação do novo sistema, o trabalho de Ponce de Leão, sublinhando que o gestor “deixa a casa arrumada e a NAV preparada para o futuro”.