De acordo com o projeto de resolução que deu entrada na quarta-feira no parlamento, o Presidente da República requer "o necessário assentimento da Assembleia da República" para esta deslocação, estando este diploma agendado para a comissão permanente de 06 de setembro.

A 14.ª reunião de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos vai decorrer entre 12 e 14 de setembro, em Riga, na Letónia.

O último encontro do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia, decorreu na capital da República de Malta, La Valeta, nos dias 14 e 15 de setembro, no qual Marcelo Rebelo de Sousa esteve também presente.

Nessa altura, o Presidente da República disse, em Malta, que embora haja diferentes formas de pensar na União Europeia, todos concordam que para resolver o problema das migrações é necessário estabilizar e desenvolver os países africanos.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

Desde então, realizaram-se 13 encontros, que têm tido periodicidade anual.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.