No The Egyptian Gazette, em inglês, surge uma notícia de uma coluna, com a foto oficial de Marcelo, em que se destaca o discurso do chefe do Estado num fórum empresarial, na quinta-feira à tarde, na cidade do Cairo, organizada pela câmara de comércio egípcio e o AICEP.

A fotografia principal deste jornal em língua inglesa vai para outra visita, mas do príncipe de Abu Dhabi, Mohamed bem Zayed el-Nahyan, a ser recebido pelo presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi.

O encontro com de Marcelo al-Sisi, na quinta-feira de manhã, é destacado pelo Le Progrès Egyptien, em língua francesa, que também menciona o “importante discurso” do Presidente português na Universidade de al-Azhar.

Nos dois jornais é ainda referido que esta será a primeira visita de Estado de um chefe do Estado português ao Egito nos últimos 24 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa chega hoje ao Cairo para uma visita de Estado de três dias ao Egito, a primeira de um Presidente português em 24 anos.

O último Presidente da República a visitar o Egito foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.

A agenda presidencial estará repartida entre encontros oficiais, as oportunidades de negócio e a economia e a cultura.

O programa oficial só começará na quinta-feira de manhã, com o encontro entre os presidentes dos dois países.

Na comitiva presidencial estão representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP9 e uma dezena de empresários portugueses na deslocação a um país com um mercado potencial de quase cem milhões de pessoas.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre uma agenda cultural, visita as pirâmides, o novo museu egípcio e tem encontros com o líder religioso sunita de Al Azhar, Sheikh Ahmed Mohamed el-Tayeb, e com o papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.