"O estado de Saúde do Presidente Mário Soares tem registado nas últimas horas um progressivo agravamento, mantendo-se em coma profundo. O Hospital da Cruz Vermelha ira emitir nova informação clínica quando se justificar", disse esta manhã José Barata. "O Estado mantém-se muito crítico e prognóstico reservado, embora ainda não se tenha verificado nenhuma falência de nenhum órgão vital", acrescentou.

A equipa clínica continua a acompanhar de forma constante o evoluir do estado de saúde de Mário Soares, que continua sem necessidade de qualquer suporte de vida.

O histórico socialista, de 92 anos, está internado desde o passado dia 13 de dezembro. Ao longo do período de internamento chegou a registar melhorias, tendo inclusivamente saído da Unidade de Cuidados Intensivos, mas piorou pela altura do Natal, tendo posteriormente entrado em "Coma profundo".

No boletim clínico desta quarta-feira, José Barata dava conta de que Mário Soares não tinha registado alterações substanciais no seu estado de saúde.

"O Hospital da Cruz Vermelha informa que o estado de saúde do Presidente Mário Soares não sofreu alterações substanciais nas últimas 24 horas, continuando muito crítico e com prognóstico muito reservado. Mário Soares continua em coma profundo e sem qualquer necessidade de suporte técnico às funções vitais", disse ontem José Barata.

Mário Soares tem recebido, ao longo do internamento, a visita de várias figuras de estado e de ilustres, entre eles o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, Manuel Alegre, Freitas do Amaral, Assunção Esteves, entre outros.