A informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apenas deixa de fora dos avisos os distritos de Santarém e Évora, pintando a laranja os de Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, nalguns casos devido ao forte vento, noutros também por causa da chuva.

Alguns avisos laranja prolongam-se até às 06:00 de sábado por causa do vento e da agitação marítima, como são os casos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, enquanto nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança os avisos laranja estendem-se por causa do vento, que pode atingir rajadas de 120Km/h.

À exceção dos distritos de Santarém e Évora, todos os restantes estão com aviso amarelo por causa do vento e da chuva e nos distritos do litoral a preocupação é maior por causa da forte ondulação.

O mau tempo levou a EDP Distribuição a avisar na quinta-feira que o abastecimento de energia elétrica poderá ser afetado nos próximos dias, tendo a empresa reforçado as suas equipas no território continental.

Treze barras marítimas encerradas à nevegação

O número de barras marítimas fechadas à navegação aumentou hoje de madrugada para 13, de acordo com o portal da Marinha e fontes deste organismo.

Segundo uma atualização feita às 00:47 no ‘site’ da Marinha, estão encerradas as barras de Caminha, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, São Martinho do Porto e Peniche e Alvor.

As barras marítimas de Leixões, Faro e Vila Real de Santo António estão condicionadas ao comprimento das embarcações.