De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o alerta amarelo para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) vai vigorar até às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.

Também devido às previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada, as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob alerta amarelo no período entre as 06:00 e as 18:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente a limpeza dos sistemas de drenagem das residências.

"Não circule sem necessidade, porque pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água", são outras das recomendações da Proteção Civil.

Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros, alerta ainda.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.