Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem de uma superfície frontal fria irá condicionar o estado do tempo nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo).

O IPMA já emitiu avisos amarelos para as duas ilhas devido às previsões de vento, no período entre as 15:00 locais (16:00 em Lisboa) de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

Flores e Corvo vão estar ainda sob aviso amarelo por causa das previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas, entre as 18:00 locais (19:00 em Lisboa) de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e é emitido quando as condições meteorológicas representam “risco para determinadas atividades”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, em comunicado, "a consolidação de telhados, portas e janelas" e o corte de árvores em risco de queda.

A Proteção Civil açoriana aconselha ainda a população a "guardar os objetos soltos do jardim, a fechar bem as janelas e persianas" e a proceder à "limpeza dos sistemas de drenagem e adjacentes às residências".

É ainda desaconselhada a circulação sem necessidade, tendo em conta a eventual formação de lençóis de água.

Em locais não pavimentados, "as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros", é referido.